QUAL IMPORTÂNCIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS?

31/08/2018 - CRECI
Paulista Imobiliária

Corretor de imóveis é o único habilitado diante da lei

Antes de mais nada é interessante saber não só que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada, como que, em todo o Brasil, ele é o único autorizado a intermediar transações imobiliárias.

No entanto, quem pensa que essa é apenas uma questão de proteção da categoria, está, na verdade, deixando aspectos muito importantes de fora – entre eles a própria proteção do cliente, seja ele vendedor ou comprador.

E é bastante simples entender porquê, basta fazer algumas perguntas. Além de o corretor estudar muito para ter seu registro e ter conhecimentos específicos, de quantos imóveis disponíveis uma pessoa fora do ramo pode ter conhecimento sem entrar em um site ou portal imobiliário?

Quem garante que aquele imóvel está ou não dentro de uma faixa razoável de preço? Quem sabe calcular a possível valorização do imóvel nos próximos cinco anos? Quem conhece todos os trâmites dos financiamentos imobiliários? Quem conhece de perto e sabe como evitar todos os riscos de uma transação imobiliária?

Esses são apenas alguns dos muitos aspectos que a lei visa garantir que o cliente tenha a melhor experiência de compra/venda e não seja enganado por pessoas de má fé sem conhecimento ou código de ética.